Na tarde do último domingo (15), Carlos Rone Salgim ameaçou de morte o sr. Juarez Celestino, liderança do território Melancias, município de Gilbués, no Piauí.
A ameaça ocorreu junto aos moradores da comunidade Passagem da Nega, no mesmo território. Segundo os moradores, Rone estava bastante exaltado e além de dizer que os moradores deveriam sair daquela área, afirmou ainda que “já estava encomendada a pessoa que irá matar o sr. Juarez”.
Rone, como é conhecido na região, já ameaçou Juarez em outras ocasiões.
Nesta segunda feira (16), foi registrado um boletim de ocorrência no município de Corrente e as autoridades estaduais e nacionais foram comunicadas.
As famílias dessas comunidades ribeirinhas-brejeiras, que vivem há gerações de modo tradicional no território Melancias, vem sofrendo com ameaças de morte e expulsão por grileiros e com o avanço do agronegócio que causa desmatamento e contaminação com agrotóxicos.
O Coletivo de Povos e Comunidades Tradicionais do Cerrado no Piauí, a Comissão Pastoral da Terra-PI e a Rede Social de Justiça e Direitos Humanos denunciam estas violações aos direitos das comunidades e exigem medidas urgentes dos órgãos governamentais para garantir a vida, o território, a proteção ambiental e a dignidade das comunidades do território Melancias.
foto: Mariella Paulino/Rede Social
Mais informações:
Daniela Stefano
+ 55 11 949075921
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.