• h10.jpg
  • h7.jpg
  • h11.jpg
  • h6.jpg
  • h3.jpg
  • h8.jpg
  • h9.jpg

Caminhantes da Terra é uma série em áudio com 4 episódios sobre imigração e trabalho e traz informações contidas no livro Informalidade e Proteção dos Trabalhadores Imigrantes: Navegando pelo Humanitarismo, Securitização e Dignidade.

A partir das experiências de imigrantes, a serie discute desafios para a inclusão digna de novos imigrantes no mercado de trabalho brasileiro.

Episódio 4 - Desafios da Interiorização

A interiorização é um programa promovido pelo governo federal que se propõe a oferecer melhores condições de vida aos venezulanos ao realocá-los geograficamente pelo país.  Mas até que ponto a interiorização tem alcaçado seus objetivos?

No quarto e último episódio de Caminhantes da Terra, Katerine conta como foi o seu processo de interiorização. Grevisse Mulamba Kalaka, do Centro de Referência de Atendimento aos Imigrantes em São Paulo e Rosbelli Rojas, apresentadora deste podcast e que também foi interiorizada, discutem os desafios da interiorização.

Clique para ler a transcrição

Episódio 3 - Empreendedorismo: trabalho digno ou precarizado? 

Ivan migrou para o Brasil em 2017 e após algum tempo juntando dinheiro, conseguiu voltar a trabalhar com a atividade que executava na Venezuela: compra e revenda de roupas e acessórios de moda. A liberdade de trabalhar sem patrão parece, à primeira vista, atrativa. Mas o empreendedorismo é de fato uma maneira digna de entrar no mercado de trabalho já precarizado?

No terceiro episódio de Caminhantes da Terra, Gautchina Latorty, vice-presidenta da Associação dos Trabalhadores Haitianos no Amazonas, comenta a relação entre o  empreendedorismo e o acesso aos direitos.

Clique para ler a transcrição

 

Episódio 2 -Diaristas no trabalho doméstico

Laura vive em São Paulo com suas três filhas desde 2011. Suas experiências como diarista, faxineira e costureira revelam a exploração no trabalho de mulheres migrantes.

O trabalho informal é precário: baixos salários, assédio e jornadas muito longas são comuns. “Eu acho que a Laura está fazendo muita coisa por pouco dinheiro”, opina Diana Soliz, diretora da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas.

A intermediação por agências privadas de emprego, os abusos por patrões e os direitos das trabalhadoras domésticas são os temas discutidos no episódio #2 de Caminhantes da Terra.

Clique para ler a transcrição

Episódio 1 - Diaristas na construção civil

Hector vive no Mato Grosso desde 2018 e trabalha como diarista na construção civil. Ele se queixa do valor recebido por cada diária. Mas além do pagamento, quais são os outro direitos de imigrantes que trabalham na construção civil que estão sendo violados? No primeiro episódio de Caminhantes da terra, Hany Cruz de Armas, da secretaria dos Direitos Humanos do estado do Acre, comenta sobre a importância de imigrantes na construção civil conhecerem e fazerem valer seus direitos no Brasil.

Clique para ler a transcrição

 

Episódio 4 (Data de lançamento: 22/03)

Apresentação e produção: Rosbelli Rojas| Produção executiva e técnica: Daniela Stefano|Músicas: The Road e Reborn (no copyright)

Caminhantes da Terra é realizado em parceria entre a Universidade de Strathclyde, o Instituto I-miGRa e a Rede Social de Justiça e Direitos Humanos.

Este projeto recebeu financiamento do Conselho de Pesquisa Econômica e Social do Reino Unido (ESRC -ES/S001417/1) e Leverhulme Trust (ECF-2021-614).