• h7.jpg
  • h8.jpg
  • h3.jpg
  • h11.jpg
  • h10.jpg
  • h6.jpg
  • h9.jpg

A resistência das comunidades rurais na proteção de suas memórias

Estudos antropológicos para titulação de territórios coletivos indicam que há comunidades rurais no Sul do Piauí há pelo menos seis gerações. Nas últimas décadas, entretanto, o avanço do agronegócio causou diversas violações aos direitos dos povos e comunidades tradicionais que ali vivem. De que forma essas violações impactaram suas histórias de vida? Como a ancestralidade está presente nessas comunidades? Essas são algumas das questões que serão respondidas na terceira temporada da série em áudio Aqui É Meu Lugar.

Esta temporada foi construída colaborativamente, em parceria com o Coletivo Povos e Comunidades Tradicionais do Piauí e Comissão Pastoral da Terra. Tem como objetivo garantir o direito à memória e de contar a própria história. Como o avanço do agronegócio tenta destruir os modos de vida de povos e comunidades tradicionais, é importante conhecer e preservar raízes para fortalecer o sentimento de pertença.

A terceira temporada de Aqui é Meu Lugar é composta por oito episódios com cerca de oito minutos cada, e vai ao ar quinzenalmente às segundas-feiras. Ouça!


 

Episódio 1:

As origens das comunidades rurais em Currais


Currais é uma localidade no Sul do Piauí que só se tornou município em 1994. Qual a origem das primeiras famílias que formaram essas comunidades? No primeiro episódio de Aqui é Meu Lugar as pessoas que guardam memórias de seus ancestrais contam suas histórias e como permanecem em seus territórios. E também sobre um povo que sempre foi de Currais: os indígenas Akroá Gamella.



As entrevistas do primeiro episódio foram feitas por Igor Braúna de Souza, Júlia Ketelly Messias e Sabrina Santos, integrantes do grupo Jovem Liberdade e Direito, de Currais.

Clique para ler a transcrição

OUÇA AS TEMPORADAS ANTERIORES:

Temporada 1: A resistência das comunidades rurais na proteção dos territórios 
Temporada 2: A resistência das comunidades rurais na proteção dos territórios 

-----
A terceira temporada de Aqui É Meu Lugar tem produção da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, em parceria com a Comissão Pastoral da Terra – Piauí e com o Coletivo Povos e Comunidades Tradicionais do Cerrado no Piauí. Apresentação: Terezinha Menezes. Roteiro e edição: Daniela Stefano